Sugerir a um amigo

Tomografia Axial Computadorizada

Tomografia computadorizada (TC), também referida como uma tomografia axial computadorizada (TAC), envolve o uso de equipamento rotativo de raios-x, combinando com um computador digital, para obtenção de imagens do corpo.

 

Com a evolução da tecnologia da imagiologia médica, foram desenvolvidos sistemas que se adaptam melhor à especialidade de Medicina Dentária, tal como o CBCT.

 

 

Esquema de funcionamento do CBCT

 

Durante o processo de captação da imagem, o scanner gira em torno da cabeça do paciente, obtendo-se até cerca de 600 imagens distintas. O software de digitalização recolhe os dados e reconstrói, produzindo o que é denominado um volume digital composto de tridimensional demoninado voxel. Estes dados anatómicas podem, então, ser manipulados e visualizados com software especializado.

VANTAGENS


Qualidade e precisão da imagem


Com uma resolução entre 0,1-0,2 mm, a precisão das imagens é extraordinária. Este aspecto é de enorme improtância quando lidamos com planificação cirurgica para as quais precisamos de exactidão total da dimensão e posição das estruturas, tais como: osso alveolar, nervos e vasos

 

Identificação de factores anotómicos relevantes

 

- Seios maxilares

- Fossas nasais

- Articulação temporomandibular

 

É de igual importância a visualização das peças dentárias e da sua situação clínica:

 

- cáries dentárias

- Dentes Endodonciados

- Quistos

- Fracturas dentárias

 

Baixa emissão de radiação

Devido à sua capacidade de intensificação de imagem, o tempo de exposição é muito menor comparativamente ao TC convencional. Além disso, é possivel escolher a zona que queremos analisar, tornando-se menor a zona irradiada.

 

Comodidade e rápidez

O tempo necessário para efetuar o exame é muito curto ( cerca de 3 minutos), sendo rápido também o processamento da imagem, logo o resultado do exame estará pronto quase de imediato. Não é necessário qualquer tipo de preparação prévia e a posição da cadeira é muito confortável.

 

Imagens claras e de fácil compreensão

Programa de computador de óptima visualização e utilização, permitindo uma melhor compreensão por parte do profissional e também do paciente.


Planeamento de cirurgia minimamente invasiva

Considerando a evolução da Medicina Dentária, o CBCT é uma arma fundamental para o planeamento de cirurgias com o minimo de agressão possivel, possibilitando o melhor pós-operatório.

Videos